#

Sicoob é o sistema com maior número de consolidações entre cooperativas.

#l.finanças 07 de Novembro de 2017

O Obscoop apresentou recentemente que a principal saída encontrada pelas cooperativas de crédito são as incorporações por outras cooperativas maiores. A escolha pela incorporação pode indicar processos estratégicos, como, por exemplo, buscar ganhos em escala.

A identificação do sistema ao qual as incorporadoras pertencem permite encontrar padrões dentro destes sistemas. Neste sentido, o gráfico abaixo contém a distribuição dos casos de incorporações por sistema.

Nota-se que mais da metade dos casos de incorporação, ocorridas no período de 2008 a 2015, tratava-se de cooperativas pertencentes ao SICOOB. No caso, este sistema é o que tem maior quantidade de cooperativas e também se destaca por ter o maior ativo total. Aparentemente, as incorporações podem fazer parte de uma estratégia de crescimento do sistema para concorrer com os bancos privados em sua região de atuação.

Sendo esta a estratégia sistêmica, convêm apontar que é divergente da identificada para o sistema Confesol, que é o menor sistema ativo total e também aquele com menos casos de incorporação.

Aparentemente, há duas estratégias sistêmicas distintas: a Confesol atuando com cooperativas pequenas e em regiões bem especificas, sem haver preocupação direta com os níveis de concorrência com os grandes bancos. Todavia, a estratégia da Confesol tenta fortalecer a identidade com o quadro de sócios. Do outro lado, o SICOOB busca agregação para concorrer em escala e portfólio para competir no mercado bancário.

As distinções encontradas dentro dos sistemas cooperativistas de crédito auxiliam na percepção de que cada um atua com estratégias próprias. Dentro das muitas cooperativas de crédito, algumas podem buscar crescer em escala para enfrentar bancos privados, enquanto outras se mantem como garantidoras de serviços bancários e identidades com os sócios.

Acompanhar as suas evoluções ajudara a entender como o dilema do crescimento poderá afetar a capacidade de competir das cooperativas.