#

Consolidações no Cooperativismo de Crédito

#l.finanças 30 de Outubro de 2017

Nos últimos anos a quantidade de cooperativas de crédito diminuiu. Entre os possíveis términos das suas atividades estão as liquidações voluntárias ou judiciais, além de fusões ou aquisições. Neste sentido, o Observatório de Cooperativas iniciou pesquisas para verificar como estes processos estão ocorrendo.

A partir de dados da Receita Federal brasileira foram identificadas as causas do encerramento das atividades de 284 das cooperativas que optaram pelo fim de suas atividades no período de 2008 a 2015. O gráfico apresenta a distribuição dos motivos de encerramento.

Observa-se que 73,6% dos encerramentos foram por motivo de incorporação. Isto é, 209 cooperativas foram incorporadas por uma outra.

A análise por regiões indica que aproximadamente metade dos casos de incorporações ocorreram na região Sudeste. Tal resultado era esperado, já que o Sudeste é a região com maior número de cooperativas de crédito. Em segundo lugar está o Sul com cerca de 27% das incorporações. O gráfico a seguir contém a distribuição das incorporações por região, considerando os anos entre 2008 e 2015.

É possível notar que as incorporações têm gerado, no mínimo, crescimentos nos ativos totais das cooperativas resultantes. Todavia, ainda não sabemos como este ganho está se transformando em benefícios ao corpo de associados. Esta é uma pergunta, do ponto de vista estratégico, que precisa ser respondida pelos gestores e mensurada pela academia.